Você sabia que as cores têm uma grande influência sobre como nos sentimos em um determinado ambiente ou situação?
Se você nunca parou para refletir sobre o assunto, repare: é muito comum nos sentirmos bem em locais com cores leves e descontraídas, enquanto lugares com cores escuras ou muito intensas podem nos deixar tensos ou melancólicos.
Isso acontece porque as cores exercem uma forte influência em nossa mente. E graças a essa ação energética das cores, elas podem – e são – usadas também como um método terapêutico.
Esse método terapêutico chama-se cromoterapia, técnica que utiliza as cores para estabelecer o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções, podendo inclusive auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde. * A cromoterapia é um tratamento natural que utiliza a ação energética das cores para equilibrar a saúde física, mental, emocional e espiritual, promovendo uma sensação de bem-estar ao paciente.
Cada cor tem uma função terapêutica específica e atua em um chakra ou órgão do corpo. Quando acionadas, as cores impactam nestas áreas energizando tudo que está bloqueado ou em desequilíbrio e que, geralmente, são as raízes de diversas doenças e males.
Além disso, cada cor possui uma vibração energética diferente, que quando propagadas em um ambiente, podem trazer efeitos curativos e calmantes. *A cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.
Vermelho
É uma cor intensa e estimulante, relacionada a paixão, a conquista, ao poder, a excitação e a sexualidade.
O vermelho é indicado para afastar o desânimo e a depressão, pois desperta a energia interior atuando sobre o Chakra Raíz ou Básico.
No corpo, pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, ativando a circulação.
É preciso ter cuidado ao usar o vermelho, principalmente no quarto, pois pode deixar a pessoa agitada e afastar o sono.
Laranja
O laranja é a cor do Chakra Sacro ou Sexual.
Associado a alegria e ao sucesso, o laranja é uma cor que representa a restauração e a regeneração de energias, auxiliando na recuperação emocional. É a cor da reconstrução, da coragem, e da melhora.
Ajuda a estimular as funções mentais e o otimismo. No corpo, estimula a circulação sanguínea e pode ser utilizada como tratamento complementar em casos de problemas respiratórios.
Amarelo
O amarelo é uma cor viva e estimulante.
É a cor do Chakra do Plexo Solar e está associada a inteligência, ao raciocínio e a criatividade. Ajuda a manter o foco e afastar pensamentos obsessivos.
O amarelo representa a alegria, a luz e a descontração. Traz vitalidade para o coração, é um excelente antidepressivo e estimulante digestivo.
Verde
O verde é uma cor calmante e que traz o equilíbrio. É a cor do Chakra do Coração ou Cardíaco.
Essa cor simboliza a natureza e a renovação e representa a esperança e a saúde.
O verde tem a capacidade de acalmar e trazer o equilíbrio. Melhora qualquer condição física negativa, pois energiza o corpo e a alma. É a única cor que não possui contraindicação.
É ótima para regular a pressão arterial e é especialmente indicada para pessoas deprimidas, tristes ou com imunidade baixa.
Azul
É a cor da calma, da paz, da serenidade, da harmonia e da paciência. Está relacionada ao Chakra da Garganta ou Laríngeo.
Tem a capacidade de tranquilizar o corpo e a mente, por isso é indicada em casos de estresse e insônia, pois ajuda a melhorar a qualidade do sono. Também pode ser utilizada em casos de depressão.
Em tons mais fortes, o azul tem propriedades analgésicas e antissépticas, sendo úteis para alivar problemas de garganta e febre em geral.
Índigo
O índigo está relacionado ao Chakra Frontal ou do Terceiro Olho e está associado a intuição.
É indicado para equilibrar e harmonizar as energias do corpo e também para a limpeza e purificação de ambientes.
Violeta
O violeta está ligado ao Chakra da Coroa ou Coronal e é a cor da espiritualidade e do misticismo.
Esta cor é indicada para que está desequilibrado emocionalmente ou descrente e pode ter propriedades anti-inflamatórias.
Quando usado em casa, o violeta limpa o ambiente e o isola das más vibrações. *A cromoterapia tem aplicações variadas e incluem banhos de luz, uso de bastões luminosos, cores do ambiente e até a escolha de roupas.
Por exemplo, em uma sessão de cromoterapia com bastões luminosos, as aplicações são feitas com um pequeno bastão com uma lâmpada de 25 watts de potência, que é exposto cerca de 5 cm próximo da pele do paciente e permanece por mais ou menos três minutos em cada posição, dependendo da necessidade de cada pessoa.
Já no ambiente, é possível usar a cromoterapia na hora de pintar as paredes do ambiente, decorar ou iluminar o local em questão. Por isso, essa terapia alternativa muitas vezes é associada com práticas esotéricas como o Feng Shui.
O mesmo vale para a escolha de roupas. Com uma leve noção de cromoterapia, podemos escolher roupas com cores que levam ao estado de espírito que desejamos ou até peças com cores que aliviem sentimentos e emoções negativas que porventura estivermos vivenciando.
Vale lembrar que não é só a visão que absorve a energia de uma cor. Todo o organismo possui capacidade de perceber e receber os efeitos benéficos da cromoterapia.
*A cromoterapia é capaz de atuar no campo físico, mental e emocional, trazendo diversos benefícios para a saúde e qualidade de vida.
- Auxiliar no tratamento de enxaqueca;
- Ajudar nos tratamentos de insônia e outros distúrbios do sono;
- Estimular o Sistema Nervoso Central;
- Promover a sensação de bem-estar;
- Aumentar a disposição física;
- Estimular a circulação;
- Aliviar os sintomas do estresse;
- Reduzir a ansiedade;
- Combater o cansaço físico, menta e emocional.
Por fim, vale lembrar que se engana quem pensa de a cromoterapia não passa de uma prática esotérica.
Ela é uma técnica reconhecida desde 1976 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das principais terapias complementares existentes, tanto que, atualmente, hospitais de vários lugares do mundo já utilizam a cromoterapia em bebês prematuros e também no tratamento complementar da enxaqueca.
Add Comment